Reforma Tributária

O ano de 2025 será um período de transição para a implementação da Reforma Tributária no país. Aprovada em dezembro de 2023, a Reforma será implementada de forma gradual, com entrada em vigor em 2026 e previsão de término, referente à implantação gradual, em 2033, transformando o cenário econômico brasileiro, especialmente com os primeiros testes da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). 

Serão novas regras para todos, principalmente para empresas de todos os portes e setores, que necessitarão se adaptar e atualizar.Mas a busca de um sistema tributário mais eficiente também vem acompanhada por incertezas. A fase de transição será longa e teremos, por exemplo, que trabalhar com dois sistemas de apuração de tributos e o profissional de contabilidade, que está diretamente ligado ao empresário, é quem poderá fazer o enquadramento adequado conforme a nova legislação.

Neste cenário, os profissionais de contabilidade se destacarão ainda mais como parceiros estratégicos, auxiliando as empresas a compreender as complexidades do novo sistema tributário.