CRCSC e entidades discutem apoio aos Fundos Sociais
Data de Publicação: 10 de março de 2025
Crédito da Matéria: Graziella Itamaro
Os Fundos Sociais foram tema de uma reunião realizada nesta segunda-feira (10/03) entre a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, e representantes de diversas entidades.
O objetivo da reunião foi solicitar o apoio do CRCSC na divulgação e sensibilização da classe contábil sobre a importância das doações para os Fundos Sociais.
Durante o encontro, a presidente Marisa destacou as ações já promovidas pelo Conselho para mobilizar os profissionais da contabilidade em relação ao tema. Ela reforçou que a destinação de parte do Imposto de Renda para esses fundos representa um mecanismo eficaz de redistribuição de renda e promoção da justiça social.
"Por meio dessa iniciativa, as empresas e os cidadãos podem contribuir diretamente para o financiamento de projetos sociais que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas. Por isso, é nosso dever, enquanto cidadãos, estarmos engajados nessa mobilização", afirmou Marisa.
A presidente também relatou que foi criada uma comissão especial dentro do CRCSC, encarregada de mapear a legislação vigente sobre as doações e identificar os desafios na ampliação da arrecadação.
Além disso, a dirigente informou que no próximo dia 2 de abril será realizada, em Itajaí, uma palestra em parceria com o Governo do Estado. O evento tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância das doações e incentivar a participação ativa das empresas, dos cidadãos e profissionais da contabilidade nessa causa.
Participaram da reunião: Valdeci Sagaz, da Associação FloripAmanhã; Daniela Zimmermann Schmitt, representante do CRCSC no Conselho Municipal da Pessoa Idosa; Roseli Fabrin, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal – Sindifisco; Aloisio dos Santos, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis; Luiz Carlos Floriani, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC); Darley Grando, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Consultoria, Perícias, Informações e Pesquisa da Grande Florianópolis (Sescon/GF); Zuleika da Costa Ribeiro, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Clenio Roberto Klein, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
