Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Auditor fiscal da Receita Estadual orienta profissionais contábeis sobre a transição da DIME em palestra no CRCSC


Data de Publicação: 1 de agosto de 2024
Crédito da Matéria: Graziella Itamaro
Fotos: Maitieli Weber


Em processo de transição, a extinção da DIME e o problema da não conformidade da apuração pela EFD foram tema de palestra promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) nesta quarta-feira, 31 de julho.

O auditor fiscal da Receita Estadual, Marcos Antonio Ferreira Domingues, falou sobre a nova sistemática no auditório do CRCSC, orientando os profissionais para que tenham mais conhecimento e segurança jurídica.

Segundo o auditor, a intenção é extinguir a DIME até dezembro de 2026, mas para isso existem premissas como a melhora dos dados enviados na EFD ICMS/IPI; a omissão, a data de entrega no dia 10, a pré e pós validação, a importância do DTEC; a mudança de paradigma – voltar a fiscalizar declarações e o controle de crédito acumulado.

Os profissionais contábeis foram recepcionados pela presidente do Conselho, Marisa Luciana Schvabe de Morais que destacou que o tema já foi objeto de muitas tratativas do CRCSC e demais entidades contábeis com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). “Este assunto, de certa forma, é uma vitória da classe contábil catarinense, pois muitas vezes levamos este pleito às autoridades, explicando aos órgãos competentes a importância de não termos mais de uma obrigação acessória levando informações por vezes idênticas, ou seja, o retrabalho que tanto comentamos. Por isso, fico muito feliz em recebê-los aqui para ajudar neste período de transição e minimizar os impactos”, declarou a presidente.

O vice-presidente de Administração e Finanças, Itelvino Schinaider foi mediador da palestra que também será realizada em outras regiões do estado.

Confira fotos do evento AQUI.






WhatsApp Image 2024-08-01 at 10.43.41.jpeg