Contadores compartilham suas histórias e experiências no Talk-Show "Minha História na Contabilidade”
Data de Publicação: 10 de maio de 2024
Os participantes do 4º Seminário do Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis tiveram nesta quinta-feira (9) a oportunidade de ouvir histórias inspiradoras de profissionais experientes que já atuam na área, durante o Talk-Show "Minha História na Contabilidade".
A última noite de evento, moderado pela contadora Justine Maria Arruda de Souza Neto, reuniu três renomados contadores que compartilharam suas trajetórias, desafios e conquistas na área.
O contador Edson Francês, empresário contábil, pós-graduado em controladoria e conselheiro do CRCSC nas gestões 2008/2015, relatou a sua trajetória na profissão e destacou a importância de buscar os próprios objetivos e colocar esforços para realiza-los. Também falou sobre a necessidade de um processo de sucessão nos escritórios de contabilidade e abrir oportunidades para os novos profissionais.
Mara Jaqueline Santore Utzig, contadora, empresária contábil, instrutora e consultora em gestão de empresas, especialista em gestão empresarial e contabilidade, também compartilhou suas experiências, oferecendo valiosas dicas para os estudantes que desejam seguir carreira na área. “Eu fui escolhida pela contabilidade, ela está no meu sangue. A contabilidade é viver as empresas. Não é só um livro, é um dom, é vida real e é isso que quero passar para vocês. Tem que ter brilho nos olhos para exercer”, destacou a palestrante.
Já a contadora e empresária contábil Mayara Junges, sócia fundadora da DEZ Contabilidade Digital e da Comunidade Contadora Empreendedora, abordou sobre a importância de se ter modelos de inspiração e coragem para fazer acontecer. “Tenham pessoas que inspiram e sejam referência de quem vocês querem ser. Saibam o caminho que querem trilhar, pois quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve””, ressaltou a contadora.
Melhores artigos inscritos
Após o debate foram premiados os três melhores artigos inscritos no 4º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis.
Em terceiro lugar, foi escolhido o trabalho: Relação de desempenho das criptomoedas e os investimentos tradicionais, de Eduardo Antonio Sirino, Julia Natália Borghelot, Jéssica Matiello e Gilvane Scheren.
Em segundo lugar, foi classificado o artigo: Evidenciação de gastos com P&D e sua relação com indicadores de desempenho das empresas do setor de tecnologia da informação listadas na B3 entre 2017 e 2023, de Cinthia Andreis e Sérgio Murilo Petri.
E em primeiro lugar, foi premiado o artigo: “Fatores determinantes à adesão da nota fiscal de produtor eletrônica (NFP-E) em Santa Catarina”, escrito por Milena Mendes Belloli, Mateus Capelani Custódio e Andréia Cittadin.
A presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, finalizou o evento ressaltando sobre a importância das oportunidades de formação durante a vida acadêmica. “O Seminário atingiu o que se propôs e os números comprovam isso. Foram quase 2 mil inscritos e mais de 6 mil visualizações. Vocês não têm ideia do quanto isso é valioso para a formação de vocês e fico muito feliz que o CRC possa proporcionar estas experiências de conhecimento”, destacou Marisa.
O coordenador da comissão do CRCSC de Relacionamento com as Instituições de Ensino Superior e conselheiro da entidade, Vitor Paulo Rigo, também agradeceu a todos os envolvidos e destacou o fato do Seminário acontecer online e, por isso, reunir tantos profissionais de dentro e fora do estado. “Nosso evento foi muito especial. A contribuição de todos foi fundamental para o sucesso. Tenho certeza de que promovemos muita troca de experiência e conhecimento aos participantes”, concluiu Vitor.
Confira como AQUI foi o primeiro dia e saiba mais sobre o segundo dia.
Assista o conteúdo do terceiro dia AQUI.