Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Inteligência artificial e ciência de dados são abordadas no Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis


Data de Publicação: 9 de maio de 2024
Crédito da Matéria: Graziella Itamaro


Cada vez mais presente na vida de todos, a inteligência artificial no dia a dia do profissional da contabilidade foi o tema da palestra de abertura, nesta quarta-feira (7), segundo dia do Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), em parceria com as Instituições de Ensino Superior de SC.

Engenheiro pós-graduado em Big Data e Data Science, com MBA em finanças e mestrado em computação, Willian Mazza, apresentou aos participantes exemplos de como as ferramentas de inteligência artificial podem ser aplicadas nas atividades diárias da contabilidade. “Não adianta xingar e amaldiçoar a inteligência artificial, a melhor coisa que podemos fazer é conhecê-la, entendê-la e usá-la como aliada. Pois o profissional do século XXI é aquele que integra a tecnologia à sua atividade profissional”, destacou o palestrante.

Segundo o engenheiro, o mercado caminha para um cenário onde haverá profissionais inaptos, ou seja, dependentes da inteligência artificial, mas também haverá os que utilizarão a IA como uma ferramenta para potencializar os negócios e se destacarão. “Temos que aprender a ter a IA como uma aliada para não nos tornarmos os desempregados do século”, completou.

Outro tema atual, a ciência de dados foi o assunto seguinte abordado no segundo dia do Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis. Contador, professor e presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Marcelo Botelho da Costa Moraes, falou aos participantes sobre o surgimento da ciência de dados e as aplicações na área da contabilidade. “Estamos caminhando, cada vez mais, para um mundo onde as decisões são baseadas em dados e a ciência de dados permite fazer uma análise com propósito, pois sem entendermos dos negócios, não entenderemos como aplicar. Mas a contabilidade não acabará, o que mudará é a forma como é feita”, concluiu o professor.

 

Assista o evento completo AQUI






maior_t2sovbP9b1sTbje_vUyoSa64KkrfSGIm.png


Termos relevantes
cfc