CRCSC participa do lançamento do programa “Educando Cidadãos: o que todos nós temos a ver com a corrupção?”
Data de Publicação: 9 de maio de 2024
Na tarde desta terça-feira (7), foi lançado, oficialmente, o Programa “Educando Cidadãos: o que todos nós temos a ver com a corrupção?”. O evento foi realizado no auditório da Facisc e contou com a presença do vice-presidente Técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo e do coordenador do Departamento de Governança e Conformidade do CRCSC, Martinho Nunes Santana Neto. Os dois são representantes oficiais do CRCSC no Programa e coordenam as ações do projeto.
A campanha Educando Cidadãos tem o objetivo de capacitar educadores, alunos e membros voluntários da comunidade sobre ética e a problemática da corrupção, destacando o papel transformador da educação na sociedade. Além disso, busca promover a reflexão sobre condutas éticas universais e plurais, fomentando a participação, cooperação e controle social. Identificar problemas locais e comportamentos nocivos, apresentando causas, efeitos e soluções, bem como oferecer meios e incentivos para estimular o aprendizado em sala de aula.
O vice-presidente Técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, falou sobre a importância de um projeto como este, que educa e estimula a sociedade a agir contra qualquer tipo de corrupção. Ele também enfatizou o papel do contador no processo. “Enquanto CRCSC, estamos imbuídos nesta causa, uma vez que o profissional da contabilidade atua diretamente com a transparência das contas, com ética e responsabilidade, seja na esfera pública, privada ou do terceiro setor”, enfatizou Merlo.
A campanha Educando Cidadãos é uma iniciativa da sociedade civil, capitaneada pelo promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto. O Programa conta ainda com outros membros voluntários que fazem parte do CRCSC, como a própria presidente da entidade, Marisa Luciana Schvabe de Morais e o diretor institucional do CRCSC, Cláudio Petronilho.